sexta-feira, 6 de março de 2015

Clobazan

Reportagens sobre o Clobazan na mídia


Reportagem O TEMPO – publicado em 03_03_2015
http://www.otempo.com.br/cidades/falta-de-produto-n%C3%A3o-foi-avisada-1.1002464

Reportagem O TEMPO – publicado em 06/03/2015
http://www.otempo.com.br/o-tempo-contagem/sem-rem%C3%A9dio-para-crise-epil%C3%A9tica-1.1004227

Jornal da Band 06_03_2015
http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/2015/03/06/15398559-farmacias-nao-recebem-medicamentos-para-combater-epilepsia-desde-novembro.html



Carta da EPIBRASIL à SANOFI


Ilmos. Srs.
Dra. Veronica Raimundo - Gerente Médica
Sr. Claudinei Silva - Gerente de Marketing
Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda

Prezados
Dra. Verônica e Sr. Claudinei

Recebi de Dr. Carlos Silvado cópia da mensagem solicitando contatos com associações de pacientes e informando sobre as ações que a SANOFI implementou nas duas ultimas semanas em relação à falta de fornecimento do medicamento clobazan:  “produção reativada e já disponibilizada para faturamento e distribuição junto aos parceiros comerciais que temos e que ao mesmo tempo dispõem da maior capilaridade de cidades possível. 

Estes faturamentos estão sendo feitos por via aérea ao invés da terrestre, de forma a agilizar a chegada nos centros logísticos e posteriormente às farmácias. No total, as duas marcas estão presentes em aproximadamente 22mil farmácias”. Recebi também de Dr. José Eduardo Neves comunicado, datado de 23 de fevereiro os quais passo a responder.

A EPIBRASIL é uma Federação que congrega associações de pessoas com epilepsia de várias localidades brasileiras, portanto legítima para se manifestar.

Sentimos que a SANOFI, em seus comunicados, subestimou a gravidade da situação. No início, manifestando-se através do SAC, e posteriormente, através de seu Diretor Médico, recomendando aos pacientes que procurassem seus médicos para fazer a substituição do medicamento. 

Tais manifestações deste Laboratório nos soaram como uma certa displicência. Não estamos tratando aqui de substituição de um analgésico ou de um antiespasmódico por outro. Estamos tratando de substituição de um medicamento utilizado por pessoas que tem epilepsia de difícil controle. Assim, entendemos, que os Diretores médicos deveriam ter se manifestado, desde o início, com mais comprometimento e responsabilidade.

É preciso lembrar que para os pacientes do SUS, não é simples conseguir consultas para solicitar ao médico a substituição e ademais, nem sempre os resultados de um medicamento substituto são satisfatórios. Muitas vezes não há substituto para o clobazan.

A falta de Frisium e Urbanil causou transtornos na vida de muitas pessoas, que estavam com suas crises controladas e que voltaram a ter crises pela falta do medicamento. Desejo relatar aqui um caso no qual o paciente adquiriu o medicamento em farmácia de manipulação, pagou caríssimo e não teve o efeito esperado. Teve crises, caiu e sofreu várias lesões corporais.

Até o momento o fornecimento não foi restabelecido.  Os medicamentos Frisium e Urbanil não estão sendo encontrados nas farmácias comerciais nem nas farmácias públicas (no setor de medicamentos de alto custo das Secretarias de Estado da Saúde).

Vamos divulgar o comunicado que recebemos de Dr. Silvado, conforme solicitado. Gostaríamos de sugerir que a SANOFI priorize o fornecimento às Secretarias de Estado da Saúde, as quais atendem pessoas de poucos recursos, pacientes do SUS.

Esperamos que a situação seja normalizada e que caso semelhante não volte a acontecer, para assim evitar transtornos e sofrimentos. Esperamos também todo empenho desta empresa para que o fornecimento seja regularizado com a maior brevidade possível.

Anexo estamos enviando links de reportagens veiculadas na mídia de Minas Gerais.

Ficamos à disposição para contribuir no que for possível para o restabelecimento da normalidade e tranquilidade dos pacientes e familiares.
Cordialmente

Maria Carolina Doretto, PhD
Presidente da EPIBRASIL – Federação Brasileira de Epilepsia
Presidente  da  AMAE - Associação Mineira de Epilepsia
Contatos: 31- 3622-8140 / 9718-4508

Nenhum comentário:

Postar um comentário